Sunday, December 26, 2004

Nerds de videoclube

Algum diretor de programação teve um enfarte, e os estagiários aproveitaram. Enquanto o sujeito ia pro hospital, tiraram a programação habitual de enlatados de ação, comédias românticas, e musicais antigos colorizados. Puseram no lugar Acossado, Quanto mais Quente Melhor, e Brancaleone.

E assistindo acossado, surgiu uma idéia um tanto estranha (e portanto, provavelmente já tida por outros, discutida, e assunto de tese de doutorado). Godard e Tarantino são extremamente parecidos, apesar das diferenças do meio, dos "different skies" de Frazer. Os dois são, basicamente e acima de tudo, cine-nerds. Fizeram filmes que poderiam ser o resultado de dois tarados por cinema discutindo de madrugada sobre "aquela cena em que aquela atriz gostosa larga o cara e aí..." Começaram pelo policial maravilhoso, depois foram ficando mais doidos até degringolar. A diferença é que a degringolagem do Tarantino, sob a influência da locadora americana, foi no caminho do esquecível, enquanto o Godard do cineminha europeu foi pro inassistível.

E têm toda a pinta de terem, ambos, feito na verdade o que o Tarantino sacaneou uma vez "did I do Uma? Fuck, I spent ten years as a pimply, ugly video clerk. Of course I did her! I fucked every woman on that set!"

No comments: